quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Voce sabe respeitar o seu próximo, agir corretamente com ele?



 Definição: Respeitar as regras dentro dos padrões divinos. Trapacear é agir fraudulentamente, obter vantagem por meios injustos ou fraudulentos; comportamento desonesto; enganar; ludibriar.

1. Agir corretamente e “jogar limpo” é uma característica fundamental do justo que o distingue dos ímpios.
Salmo 15:1-2 Senhor, quem habitará no Teu tabernáculo? Quem morará no Teu santo monte? 2 Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e do coração fala a verdade.
Salmo 36:1,3 A transgressão fala ao ímpio no íntimo do seu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos. 3 As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.
Provérbios 12:5 Os pensamentos do justo são retos [justos], mas o conselho do ímpio é enganoso.
Salmo 26:9-11 Não colhas a minha alma com a dos pecadores, nem a minha vida com a dos homens sanguinários, 10 em cujas mãos há malefício, e cuja destra está cheia de subornos. 11 Mas eu ando na minha integridade; livra-me, e tem compaixão de mim.
Provérbios 20:7 O justo anda na sua integridade; bem-aventurados são os seus filhos depois dele. [Ver também Sl 26:1.]
Isaías 33:15,16 O que anda em justiça, e o que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, e que sacode das suas mãos todo suborno, que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; 16 este habitará nas alturas, e as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio. O seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas.
2. O Senhor ordena ao Seu povo que não trapaceie, engane nem tire proveito dos outros.
Provérbios 21:3 Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício.
Miquéias 6:8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom. E o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?
Lucas 3:12-14 Chegaram também uns cobradores de impostos, para serem batizados, e Lhe perguntaram: Mestre, que devemos fazer? 13 Respondeu-lhes: Não peçais mais do que o que vos está ordenado. 14 Então uns soldados o interrogaram: E nós, que faremos? Ele lhes disse: A ninguém trateis mal, não deis denúncia falsa, e contentai-vos com o vosso soldo.
Colossenses 4:1 Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e eqüidade, sabendo que também vós tendes um Senhor nos céus.
1 Coríntios 5:8 Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.
3. Agir corretamente ou saber discernir situações é um requisito básico para líderes no trabalho de Deus.
Deuteronômio 16:18,20 Constituirás juízes e oficiais em todas as cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com reto juízo. 20 Segue a justiça, e só a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá.
2 Samuel 23:3 Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus.
Atos 6:3 Escolhei, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Atos 20:33,34 [Paulo tinha seu testemunho:] De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes. 34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram o que me era necessário, e aos que estão comigo.
Tito 1:7a É necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus.
1 Pedro 5:2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, não por torpe ganância, mas de boa vontade.
4. Trapacear, normalmente gera um círculo vicioso de trapaça, de ser trapaceado e de desconfiança mútua, como bem exemplifica a vida de Jacó, o enganador.
Gênesis 25:29-33 [Primeiro, Jacó tomou proveito de Esaú e roubou o seu direito de primogenitura:] Jacó tinha feito um guisado, quando Esaú chegou do campo muito cansado. 30 Disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado… 31 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32 Respondeu Esaú: Estou a ponto de morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura? 33 Então disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou, e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
Gênesis 27:11-17 [Então, a mãe de Jacó, Rebeca, também conspirou com Jacó para roubar a bênção que seu pai, que a essa altura estava cego, queria dar a Esaú:] 11 Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Mas Esaú, meu irmão, é peludo, e eu sou liso. 12 Porventura meu pai me apalpará, e serei a seus olhos enganador; assim trarei sobre mim uma maldição, e não bênção. 13 Disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição. Somente obedece à minha voz; vai e traze-mos. 14 Então ele foi, tomou-os e os trouxe a sua mãe, que fez um guisado saboroso, como seu pai gostava. 15 Depois Rebeca tomou as melhores vestes de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho mais moço. 16 Com a pele dos cabritos cobriu-lhe as suas mãos e a lisura de seu pescoço. 17 Então pôs o guisado saboroso, e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó, seu filho.
Gênesis 29:21-27 [Depois de Jacó ter servido a Labão sete anos a fim de se casar com Raquel, a filha de Labão, Jacó foi enganado, assim como tinha enganado a seu irmão. Labão lhe deu Lia, a filha mais velha, em vez de Raquel:] 25 Perguntou Jacó a Labão: Que é isto que me fizeste? Não te servi em troca de Raquel? Por que me enganaste?
Gênesis 30:31-43 [Anos mais tarde, Jacó enganou a Labão de novo, usando um método desonesto para criar rebanhos de gado e cabras fortes para si, deixando somente os mais fracos para Labão:] 41 Todas as vezes que as ovelhas fortes concebiam, punha Jacó as varas diante do rebanho, nos bebedouros, para que concebessem diante das varas. 42 Mas quando o rebanho era fraco, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó. 43 E o homem se enriqueceu sobremaneira, e teve grandes rebanhos, servas e servos, camelos e jumentos.
Gênesis 31:32-35 [Até a esposa de Jacó, Raquel, enganou a seu pai, Labão, roubando-lhe os seus ídolos, sem que Jacó soubesse. Jacó diz a Labão:] Com quem achares os teus deuses, esse não viva. Diante de nossos irmãos descobre o que é teu do que está comigo, e leva-o contigo. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado. 34 Ora, Raquel havia tomado os ídolos do lar, e os tinha metido na albarda do camelo, e se assentara sobre eles. Labão apalpou toda a tenda, mas não os achou. 35 Disse Raquel a seu pai: Não se acenda a ira de meu senhor, por não poder eu levantar-me na tua presença, pois estou com o incômodo das mulheres [regras]. Assim ele procurou, mas não achou os ídolos do lar.
Gênesis 32:24-29 [Só foi depois de Jacó ter um encontro com um anjo foi que o seu nome (e personalidade) mudou, e ele passou de Jacó, que significa “enganador” ou “suplantador”, para Israel. Começou então a viver uma vida mais honesta:] Jacó, porém, ficou só, e lutou com ele um homem [anjo] até o romper do dia. … 27 Perguntou-lhe o homem [anjo]: Qual é o teu nome? E Jacó respondeu: Jacó. 28 Então o homem disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário