domingo, 3 de janeiro de 2016

A RIQUEZA PARA UM HOMEM SEM CARÁTER, NÃO SÓ AFASTA ELE DE DEUS, COMO O LEVA PARA O INFERNO





Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.” (Josué 1: 8)

Esse é um tema que tem chamado muito a atenção dos irmãos que tem frequentado as igrejas. Talvez seja pela ênfase dos pregadores em dizer que você nasceu pra vencer, você é um vencedor, chega de miséria!
Irmão não adianta fazer campanha de prosperidade, dobrar os joelhos no chão, horas e horas, se você não guardar as leis de Deus em seu coração. É preciso praticá-las, colocá-las como prioridade em sua vida, ai sim, farás prosperar o seu caminho.
Existe algo que é de suma importância na vida de qualquer cristão e que sem isso será uma caminhada em vão!

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6: 33) 

Deus é o dono de todas as coisas, é claro que Ele quer te abençoar, mas isso depende mais de você do que dEle, Nós fazemos a nossa parte aqui, o que cabe a nós, claro, e Deus faz a dEle que somente Ele pode fazer. Devemos além de tudo ter uma boa formação, estudar o quanto que for necessário para alcançarmos uma boa profissão, e trabalharmos muito para que não passemos por dificuldades.
Muitas pessoas olham a vida dos outros e fazem o seguinte comentário: Como pode fulano de tal não é crente nem nada e só prospera!

Primeiro: Prosperidade é diferente de riqueza.
Segundo: A vida dos ímpios é diferente da de um servo de Deus.

Onde está a diferença?

Prosperidade é dom de Deus, é quando Deus prepara todas as situações pra você, assim como fez com Jacó naquela de sociedade com seu sogro. Leia Gênesis 30: 27-43, e também em muitas situações o povo foi abençoado porque confiaram no SENHOR.

“Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR, que ama a prosperidade do seu servo, seja engrandecido.” (Salmos 35: 27)
A riqueza é o que ser humano acumula durante o seu trabalho independente da sua religião ou da sua fé.
E há também aqueles que fazem qualquer negócio para obterem riquezas.

“Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos.” (Tessalonicenses 4: 6)

Existem muitos cristãos ricos, mas a sua confiança é em Deus e não no dinheiro. Abraão era um homem rico, temente a Deus e de uma fé inigualável, já Lázaro era um mendigo comia as sobras dos ricos. Tanto Abraão quanto Lázaro foram salvos pelo Senhor. (Lucas 16: 19-31)
A vida de um cristão é totalmente repleta de intervenção divina, essa é a diferença. Já vi muitos ricaços com seus carrões procurando oração de irmãos (a) bem humildes para orar por eles. Agora eu pergunto: Quem é mais rico?

“Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a rama.” (Provérbios 11: 28)
Já que estamos falando de prosperidade é bom lembrarmos algumas passagens Bíblicas.
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” (Filipenses 4: 19)
"Salva-nos, agora, te pedimos, ó SENHOR; ó SENHOR, te pedimos, prospera-nos." (Salmo 118: 25)
“Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2: 8)
"Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome." (Isaías 45 :3)

Vejam bem como todas as coisas estão condicionadas ao nosso comportamento. Será que só basta ir á igreja, e manter as aparências, se por dentro o teu coração está se corroendo de tanta soberba?

Todos nossos projetos devem estar na direção de Deus, sem a benção do SENHOR fica impossível receber a vitória. Mas infelizmente muitos contam com suas próprias habilidades e se esquecem do dono do ouro e da prata. 

E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a nossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4: 13-15)

Uma coisa é muito certa, a Deus ninguém engana!
“O homem fiel abundará em bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará sem castigo.” (Provérbios 28: 20)
“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17: 5)
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinha o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17: 9-10)

Dízimos e Ofertas
Se partirmos do entendimento que Deus é o dono de tudo, é natural que devemos devolver a Ele as primícias de nossos ganhos, ou seja, o dízimo em primeiro lugar.
“Honra ao SENHOR com tua fazenda e com as primícias de toda tua renda e se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares.” (Provérbios 3: 9-10)
“E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gênesis 28: 20-22)
 
Quando se fala em dízimos e ofertas, as pessoas que não conhecimento acabam fazendo comentários que infelizmente não levam a nada.
Mas o mais importante é que a palavra de Deus não pode ser vencida. Muitas pessoas já foram acolhidas nas igrejas, ouviram louvores, testemunhos, pregações, tudo como tem que ser, e com certeza saíram aliviadas e mais felizes. Então, tudo aquilo teve um custo, manter uma igreja e ainda ajudar quem está precisando não é fácil! É bom que as pessoas  pense bem nisso antes de imaginar o que estão fazendo com seu dinheiro, a casa é de Deus e não dos pastores!

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha à maior abastança...
Muitas pessoas têm a vida toda enrolada, não conseguem emprego, e quando conseguem, não firmam por muito tempo, tudo isso porque não conseguem simplesmente dizimar na igreja. O demônio chamado devorador só é repreendido com dízimo e não com oração.
"...E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o Senhor dos Exércitos” (Malaquias 3: 10-11)

Dízimo é dízimo e oferta é oferta!
Dízimo é a décima parte do que o Senhor te deu, e a oferta é uma colaboração para a obra, existem pessoas que querem fazer uma doação para a igreja e achar que isso é o dízimo! Não é não!

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.” (Malaquias 3: 8)

Então você ta dizendo que Deus não é capaz de administrar o que você devolveu a Ele?

"Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito." (Lucas 16: 10)

A Riqueza e a Pobreza
Gostaria de dar uma atenção especial a este assunto, pois acreditamos que a nossa grande e eterna riqueza está no céu, quando estaremos com nosso Senhor Jesus Cristo. Mas enquanto estamos aqui, somos expostos a todos os tipos provações. A sociedade dita valores e regras que infelizmente marginalizam algumas pessoas, geralmente os ricos exploram os pobres.
Entra aí uma questão cultural que vem de tempos remotos e acabam excluindo parte da sociedade porque não possuem estudo, ou um trabalho de alto nível. Muitos que não conhecem a palavra de Deus acabam se tornando uma vitima do nosso inimigo (Satanás). E aí a coisa complica, porque de um lado está uma classe marginalizada, sem um pingo de temor do SENHOR, e de outro lado, outra classe, que só pensa em riqueza, e não confiam plenamente em Deus.
         Uma combinação explosiva que muitas vezes acaba entrando em conflito e desencadeando problemas sérios, como: assaltos, homicídios, tráfico de drogas, sem dúvida, um mal que vem escravizando cada dia mais o ser humano.
Acreditamos que uma sociedade mais justa, fiel a Deus e com temor e sabedoria podem fazer a diferença em meio a mundo tão assolado como este em que estamos vivendo.
IGREJA EVANGÉLICA
 ASSEMBLEIA DE DEUS DE MADUREIRA.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário